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CORPO DOCENTE DO PPGAV

O Corpo Docente do PPGAV possui um perfil compatível com a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa do Programa, sendo que todos os professores atuam em cursos de graduação artística (Bacharelado ou Licenciatura) e/ou possuem experiência de pesquisa e orientação na área de Artes. Os professores da Linha 1 “Processos Criativos Contemporâneos” têm perfil de docente-artista, vários dos quais com grande atuação em exposições de arte e proposições poéticas. As pesquisas e orientações dos docentes da Linha 2 “Teoria, Crítica e História da Arte” revelam uma vocação humanística, com ênfase no diálogo entre Artes Visuais, História da Arte, História e outras subáreas do conhecimento relacionadas às humanidades. Todos os professores do Programa possuem ampla experiência de orientação, docência e pesquisa na área de Artes, incluindo atividades expositivas, curatoriais e de crítica de arte, sendo que dois deles são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.


AMABILIS DE JESUS DA SILVA

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Colaboradora

Áreas de pesquisa e orientação: Performance; Estudos dos espaços; Figurino; Estudos do ciborgue.

Amabilis de Jesus é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Teatro pela UDESC, licenciada em Artes Plásticas pela UFPR. Desde 1996 é professora no Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR– FAP, das disciplinas de Figurino, Cenografia e Estudos da Performance. Também atua como figurinista em parceria com diversos grupos de teatro, teatro de animação, dança e música. Juntamente com Cristine Conde e Luciana Falcon publicou o livro Costura secreta. Entre seus trabalhos destacam-se: Adoráveis Transgressões; Cabaret Macchina, ambos da Selvática Ações Artísticas; Levante, de Renata Roel e Fernando de Proença; Forte, com concepção de Michelle Moura e Luciana Navarro; Walesa Iconográfica: as aventuras de uma garota nos centros da cidade, de Giorgia Conceição; Valsa Nº 6, com direção de Gustavo Bitencourt; O rapaz e a rapariga: peça de pessoa prego e pelúcia, da Couve-Flor Mini Comunidade Artística Mundial; Vídeo-Dança-Instalação Entreterritórios, de Marila Velloso; Obscura fuga da menina apertando sobre o peito um lenço de renda, da CiaSenhas de Teatro; Através de Ti, com direção de Fernando Villar.

Projeto de pesquisa em andamento: "Traquitanas, gambiarras e espaços/arquiteturas efêmeras: ações-estudos do figurino nas artes da cena, performance e campos expandidos".

      

 

ARTUR CORREIA DE FREITAS

Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e História da Arte

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Teoria e história da arte; Arte moderna e contemporânea; Arte brasileira; Arte e política; Dinâmicas institucionais do mundo da arte; Arte em Curitiba.

Artur Freitas é pesquisador PQ-2 do CNPq, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (PPGAV/UNESPAR), docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma instituição (PPGARTES/UNESPAR), professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR) e autor de Arte de guerrilha (Edusp, 2022, 2ª ed.), Festa no vazio (Intermeios, 2017), Arte e contestação (Medusa, 2013), História e arte (Org. Intermeios, 2013), Arte e política no Brasil (Org. Perspectiva, 2014), Políticas do sensível (Org. Intermeios, 2023) e Imagem, narrativa e subversão (Org. Intermeios, 2016). É doutor e mestre em História pela UFPR, com pesquisa sobre arte brasileira. Graduou-se em Artes pela mesma instituição (DEARTES/UFPR). Foi editor do jornal cultural Preto no Branco, da revista eletrônica de artes A Fonte e da Revista Científica de Artes da FAP. Como curador, realizou, entre outras, a exposição "Estado da arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná - 1970-2010" (Museu Oscar Niemeyer, 2010), premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA).

Projeto de pesquisa em andamento: "A condição conceitual: as novas vanguardas e o regime alográfico" (CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ-2. Projeto aprovado na Chamada CNPq n. 04/2021 Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Processo: 312500/2021-1).

artur.imagem@gmail.com

            


BERNADETTE MARIA PANEK

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Poéticas visuais; Gravura contemporânea; Livro de artista e suas respectivas derivações; O caminhar como prática estética; Arte contemporânea e política.

Artista plástica, pesquisadora e Professora Associada da UNESPAR, Curitiba Campus I. Especialista em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/Embap (1997). Mestre em Poéticas Visuais (2003) e Doutora em História da Arte pela ECA/USP (2008). Pós-doutorado (2013-bolsa Capes) na Universidad del País Vasco/EHU, onde foi colaboradora internacional (2013-2021) no Grupo de Investigación: Creación en Arte y Estéticas Aplicadas para la Ciudad, el Paisaje y la Comunidad. Dirigiu o Museu da Gravura Cidade de Curitiba (1993-1996). Implantou o conteúdo acadêmico dos cursos de Especialização Lato Sensu (Embap) em História da Arte do Século XX (1998), de História da Arte Moderna e Contemporânea (2004), do qual foi coordenadora até 2013 e de Museologia (2005), coordenadora até 2008. Artista residente: Tamarind Institut – Albuquerque (1993); London Print Workshop – Londres (1994); Portland Nortwest College of Art – Oregon (1997). Pesquisadora visitante: EHU – País Vasco (2002); Universidad Politecnica de Valencia (2007); EHU (2010-bolsa Fundação Carolina).

Projeto de pesquisa em andamento: "O andar como posicionamento político – livro arte e arte do caminhar".

        

 

CARINA MARIA WEIDLE

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Escultura; Arte contemporânea; Cerâmica.

Nascida em Novo Hamburgo em 11 de agosto de 1966, passa ainda criança a morar em Curitiba. Cursa Desenho Industrial no Cefet e posteriormente o Curso Superior em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Viaja para Londres onde cursa o mestrado no Goldsmiths’College – Universidade de Londres. Volta ao Brasil e ingressa no corpo docente da EMBAP em 1996 no Departamento de Escultura. Defende doutorado em Artes em 2014 na Universidade de São Paulo. Participa de exposições no Brasil e exterior.

Projeto de pesquisa em andamento: "O quanto custa: proposições artísticas de relevos envolvendo medalhas, moedas e cédulas.".

        

 

DEBORAH ALICE BRUEL GEMIN

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Site-specificity; Crítica institucional; Campo expandido da escultura; Fotografia na arte contemporânea.

Artista visual, professora adjunta da UNESPAR/ Campus I - Curitiba (EMBAP). Doutora em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP, com a tese "Museu Oscar Niemeyer uma história em três relatos e suas ficções"; Mestre em Artes Visuais da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. Especialização Lato-sensu em História da Arte do Século XX - EMBAP, 2006. Bacharel em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, 1999. Pesquisa sobre os seguintes temas: instalação, site-specificity, espaços expositivos, museu contemporâneo e crítica institucional. Atua como artista, curadora e pesquisadora. Últimas exposições: O Curso das coisas, com o trabalho “Situação de emergência”, na Ópera de Arame, Curitiba, 2022. T33 com a proposta site-specific HACIA no EAC - Espacio de Arte Contemporáneo, Montevideo, 2019. Estratégias do Feminino, com a obra “Uma entreaberta entre tantas iminências” no Farol Santander Cultural em Porto Alegre, 2019. Exposição ESPAÇOS TRANSITIVOS, com o trabalho “intersecção”, 2016 no Sesc Paço da Liberdade, Curitiba.

Projeto de pesquisa em andamento: "O sítio específico da crítica institucional na América Latina".

      

 

DENISE ADRIANA BANDEIRA

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Colaboradora

Áreas de pesquisa e orientação: Arte e tecnologia; Arte digital e dinâmicas institucionais; Mediação, mediação tecnológica; Políticas públicas de cultura para artes visuais

Professora Adjunta do Colegiado de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes - Campus Curitiba II da UNESPAR. Artista e pesquisadora, integra o Núcleo de Arte e Tecnologia NATFAP. É doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e mestre em Educação (UFPR). Coordenou Projetos de Pesquisa apoiados pelo CNPQ e Finep na área de Inovação Tecnológica (2003-2006). Representante da Região Sul - Colegiado Setorial de Artes Visuais (2010-2015) no Conselho Nacional de Políticas Culturais (Minc). Representante da área de artes visuais no Conselho Estadual de Cultura do Paraná (2015-2016). Participou da seleção de arte digital (2012-2014) e do grupo de interlocutores do Edital Bolsa Produção (2019) da FCC. Curadora educativa da 6ª Bienal de Curitiba e integrante do grupo técnico do CUBIC #2 e #3. Curadora auxiliar da exposição Matéria do Mundo de Eliane Prolik com curadoria de Ronaldo Brito (Museu Oscar Niemeyer, 2014). Publicou os livros: Elaboração e produção de material didático (2023), Ensino das artes visuais em diferentes contextos (2023) e Materiais Didáticos (2009). Representante da comunidade junto ao Conselho do Museu de Arte da UFPR (MUSA). Participou de diversas exposições no Brasil e em países como Japão, Portugal e Finlândia. 

Projeto de pesquisa em andamento: "Redes de trocas e diagramas: sistema, agentes e políticas em arte digital".



        

 

FABRÍCIA CABRAL DE LIRA JORDÃO

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Arte e capitalismo; Arte contemporânea e política.

Doutora e Mestre em Artes pela ECA/USP. Em 2019 recebeu o prêmio de melhor tese da CAPES (Artes) com pesquisa que investigou as contribuições e atuações institucionais de críticos de arte e artistas visuais no processo de redemocratização brasileira. Professora adjunta nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais da UFPR. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNESPAR. Desde 2020 coordena o Laboratório de Imaginário Radical na UFPR, com estudos voltados para reflexão sobre os lugares e possíveis formas que as imagens, a política e o político da arte assumem no contexto de hegemonia do imaginário capitalista. Dentre outras exposições, foi curadora ou co-curadora das mostras Raquel Nova (Museu Nacional da República-DF, 2022); 67o Salão Paranaense de Arte Contemporânea (MAC-PR, 2022); (Alice Ricci (Espaço Cama-SP, 2021); Alex Vallauri (Museu Nacional da República-DF, 2021); Estratégias do feminino (Farol Santander, Porto Alegre, 2019), Pequenos gestos: memórias disruptivas (MAC-PR, 2019), I Bienal Latino-Americana de São Paulo, 40 anos depois (Centro Cultural São Paulo, 2019).

Projeto de pesquisa em andamento: "Arte política, decolonialidade e imaginários capitalistas na América Latina".

             

 

FABRICIO VAZ NUNES

Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e História da Arte

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Artes visuais e literatura; Estudos de intermidialidade; Literatura fantástica e artes visuais; História da arte brasileira; História da arte latino-americana.

Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (1999), Especialista em Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2003), Mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2015), com a tese “Texto e imagem: a ilustração literária de Poty Lazzarotto”, vencedora do Prêmio Capes de Teses (2016). É Professor Adjunto do Bacharelado em Artes Visuais da UNESPAR, ministrando as disciplinas de História da Arte no Brasil e América Latina 1 e 2 e outras disciplinas optativas ligadas a seus tópicos de pesquisa. Atua como crítico de arte e curador independente. Vem desenvolvendo pesquisas em torno das relações entre artes visuais e literatura, atualmente com ênfase na literatura fantástica latino-americana e suas várias relações com as artes visuais, através de estudos de casos de ilustração literária, adaptações literárias para os linguagens visuais, textos críticos de escritores ligados ao gênero fantástico e textos literários de artistas visuais.

Projeto de pesquisa em andamento: "O fantástico latino-americano entre as artes visuais e a literatura: estudos de casos".

        

 

JOSÉ ELIÉZER MIKOSZ

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Arte visionária e psicodélica; Arte e esoterismo; Processos criativos (poéticas visuais).

Artista transmídia, professor e pesquisador. Pós-doutor em Arte Visionária e Psicodélica pela FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC) com tese A Arte Visionária e a Ayahuasca. Professor Associado da UNESPAR e Editor da Revista Interdisciplinar Internacional em Artes Visuais - Art&Sensorium. Membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - CIEBA. Membro Integrado do grupo Arte, História e Patrimônio do Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa - CHAM. Membro do Conselho Consultivo do Centro de Pesquisa para o Estudo de Plantas Psicointegradoras, Arte Visionária e Consciência - WASIWASKA. Associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP).

Projeto de pesquisa em andamento: "Representações de arte e erotismo inspirados na contracultura psicodélica dos anos 1960".

           

 

KEILA KERN

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Colaboradora

Áreas de pesquisa e orientação: Práticas artísticas; Crítica institucional; Virada educacional; Publicação de artista; Pintura.

Keila Kern (Curitiba, Brasil, 1967) vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Atua a partir da investigação da arte como sistema de processamento crítico explorando a produção discursiva da arte em situações de relação e circunstância. Seu interesse está voltado à crítica institucional como regime de observação da produção e da docência em arte na América Latina. Artista e pesquisadora, atualmente é professora de História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea e coordenadora do bacharelado em Artes Visuais da UNESPAR. Atuações recentes incluem Copa e LeilãoShow – uma dramatização do Mercado de Arte (2014-2019) com Farol Galeria de Arte e Ação de Margit Leisner. Em 2015 concorreu ao prêmio Capes de Tese e recebeu Menção Honrosa no prêmio Tese Destaque USP. Foi a criadora do Edital Nacional Sesi Arte Contemporânea em Curitiba (2012-2014). Participação em Máquina de Responder de Jorge Menna Barreto e Capacete Entretenimentos (29ª Bienal de São Paulo, 2010). Edital Prêmio em Língua Estrangeira com Julia Buenaventura (29ª BSP, 2010) com Tempo, propriedade e registro. E editoração do livro princípio ativo, sobre a produção do artista Rubens Mano (UBU e Anozero – Bienal de Coimbra, 2020). .

Projeto de pesquisa em andamento: "Utopias, distopias e projeções nas artes visuais da América Latina".

     

 

MILIANDRE GARCIA DE SOUZA

Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e História da Arte

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Engajamento artístico; Políticas culturais; Ditadura militar; Resistência cultural; Censura artística; Autoritarismo.

Doutora em História Social (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do curso de Artes Visuais da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as conexões entre as artes e a política no Brasil, com atenção a questões de engajamento e resistência em contextos ditatoriais (Estado Novo e Regime Militar). É líder do grupo de pesquisa Autoritarismo e Resistência (CNPq).

Projeto de pesquisa em andamento: "'Contra a censura, pela cultura': a formação da resistência cultural na ditadura militar brasileira".

           

 

PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA REIS

Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e História da Arte

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: História da arte brasileira; Curadoria; Arte contemporânea; História da arte; Crítica de arte.

Paulo Reis é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (DEARTES/UFPR) e autor do livro Arte de vanguarda no Brasil (Rio de Janeiro: Zahar, 2006). Concluiu, em 1985, a licenciatura em artes plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 1998, obteve o título de mestre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, em 2001, atuou como curador do Panorama da arte brasileira. Em 2004, concluiu doutorado na Universidade Federal do Paraná e participou da curadoria da mostra Campo aberto: ação, documento e obra. Em Florianópolis, realizou, em 2005, a curadoria de acervo do museu Victor Meireles, onde, em 2007, responsabilizou-se pela mostra Estados da imagem: livros de Waltércio Caldas.

Projeto de pesquisa em andamento: "Narrativas da arte no Brasil: outras histórias".

        

 

RENATO TORRES

Linha de Pesquisa: Processos Criativos Contemporâneos

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Processo de criação em gravura; Processo de criação em desenho; Hibridismos na arte contemporânea; Paisagem e contemporaneidade; Memória em processos criativos.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Possui Licenciatura em Desenho e Bacharelado em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP. Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Curitiba I – EMBAP, atuando como artista, professor e pesquisador nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Líder do Grupo de Pesquisa Gravura Contemporânea: reflexões e processos de criação (GRACON – UNESPAR/EMBAP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Políticas Públicas (UTP). Membro e representante do Paraná da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Atualmente pesquisa sobre processos de criação e gravura. Desenvolve trabalho artístico em Artes Visuais. Tem participado de exposições individuais e coletivas pelo Brasil.

Projeto de pesquisa em andamento: "Paisagens deslocadas: processos de criação em gravura".

     

 

ROSANE KAMINSKI

Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e História da Arte

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Docente Permanente

Áreas de pesquisa e orientação: Arte e violência no Brasil; História da arte no Brasil; História da arte no Paraná; Revistas ilustradas; Cinema brasileiro; Curtas-metragens.

Rosane Kaminski é pesquisadora PQ-2 do CNPq, Professora Associada III da Universidade Federal do Paraná, atuando na Graduação e na Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFPR). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (PPGAV/UNESPAR) e Colaboradora no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG/CINEAV). É Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP e Doutora em História pela UFPR. Possui Graduação em Artes pela UFPR e Mestrado em Tecnologia pela UTFPR. Tem experiência interdisciplinar em história da arte, história das artes e das mídias, cinema e história, artes visuais, artes gráficas e design. Autora dos livros: Poética da angústia: história e ficção em Sylvio Back (Ed. Intermeios, 2021); e A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Ed. UFPR, 2018). Coorganizadora dos livros: Monumentos, Memória e Violência (Ed. Letra e Voz, 2022); Cinema e Pensamento (Ed. Intermeios, 2021); Artes & Violências (Ed. Intermeios, 2020); Imagem, Narrativa e Subversão (Intermeios, 2016); Arte e política no Brasil: modernidades (Ed. Perspectiva, 2014); e História e Arte: Encontros disciplinares (Ed. Intermeios, 2013).

Projeto de pesquisa em andamento: "Cinema, artes visuais e violência no Brasil dos anos 1980-90" (Pesquisa financiada pelo CNPq a partir de março de 2022 – contemplada na seleção para bolsistas PQ-2 (Chamada CNPq Nº 4/2021 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ) – Processo 315851/2021-0).