QUADRO DE DISCIPLINAS DO PROGRAMA
Confira abaixo o quadro completo de disciplinas disponíveis nas duas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. A cada semestre letivo, algumas dessas disciplinas são ofertadas. Confira aqui a grade horária atual. O Programa funciona a partir do regime de créditos, sendo 1 (um) crédito equivalente a 15 (quinze) horas. Ao longo do curso, o discente deve cumprir 8 (oito) créditos (120 horas) em Disciplinas Obrigatórias (Seminários I e II) e 8 (oito) créditos (120 horas) em Disciplinas Optativas. Cada Disciplina Obrigatória soma 4 créditos (60 horas) e cada Disciplina Optativa soma 3 créditos (45 horas). Na prática, portanto, cada aluno do curso de Mestrado em Artes Visuais deve cumprir, no mínimo, 2 (duas) Disciplinas Obrigatórias e 3 (três) Disciplinas Optativas. As Disciplinas Obrigatórias (Seminários I e II) ocorrem sempre à tarde, um dia por semana. As Disciplinas Optativas podem ser ofertadas em qualquer turno.
>> VEJA AQUI A GRADE HORÁRIA ATUAL |
>> CONHEÇA TAMBÉM NOSSA ESTRUTURA CURRICULAR |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - LINHA 1: PROCESSOS CRIATIVOS CONTEMPORÂNEOS
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – LINHA 2: TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Seminário de Processos Criativos Contemporâneos I
Créditos: 4. Carga horária: 60 horas
Ementa: Aperfeiçoamento, delimitação e debate da pesquisa no âmbito processual, poético e estético. Estabelecimento de um plano de investigação processual e teórica a ser seguido no desenvolvimento das pesquisas.
Seminário de Processos Criativos Contemporâneos II
Créditos: 4. Carga horária: 60 horas
Ementa: Acompanhamento dos planos de investigação elaborados na disciplina de Seminário de Processos Criativos Contemporâneos I. Discussão sobre as reflexões teóricas e os desdobramentos práticos próprios da Linha de Pesquisa e apresentação dos avanços das pesquisas.
Seminário de Teoria, Crítica e História da Arte I
Créditos: 4. Carga horária: 60 horas
Ementa: Aperfeiçoamento, delimitação e debate da pesquisa no âmbito teórico e historiográfico. Estabelecimento de um plano de trabalho a ser seguido na elaboração da dissertação de mestrado.
Seminário de Teoria, Crítica e História da Arte II
Créditos: 4. Carga horária: 60 horas
Ementa: Execução das metas planejadas e aprovadas na disciplina de Seminário de Teoria, Crítica e História da Arte I, discussão sobre os fundamentos teóricos da Linha e apresentação dos avanços da pesquisa.
DISCIPLINAS OPTATIVAS – LINHA 1: PROCESSOS CRIATIVOS CONTEMPORÂNEOS
DISCIPLINAS OPTATIVAS – LINHA 2: TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Videoarte
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudo da criação enquanto vetor dos processos artísticos. As artes do vídeo são objetos de investigação em suas dimensões de elaboração, realização e exibição, com foco na compreensão dos atos criativos.
Site-Specific e os Múltiplos Espaços da Arte
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudos acerca das diferentes noções de espaço a partir das práticas site-specific, seus processos. Implicações teóricas e seus desdobramentos na arte contemporânea.
Crítica Institucional e Arte Contemporânea
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudos sobre a arte e suas instituições. Sobre as relações que constituem o fazer artístico que incluem sempre relações entre o campo artístico e outros campos, relações examinadas em termos de interferências, instrumentalização. Análise de homologias das estruturas que pertencem e tangenciam o campo artístico.
Sistema da Arte Contemporânea, Dinâmicas Institucionais e Redes de Trocas
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Sistema de arte, agentes e circuitos; dimensões econômicas, políticas, culturais; impactos e desdobramentos da crítica institucional; espaços autônomos e outros modos de produção e agenciamento (colaboração), distribuição (compartilhamento) e consumo (mediação, co-autoria); constituição de redes, tecnológicas ou relacionais, entre agentes humanos e não-humanos.
Conceitos e aspectos do sistema da arte, âmbitos da produção, distribuição e consumo, fundamentação a partir das teorias da arte contemporânea. Questões sobre a crítica institucional, sobre a artificação e os modos de agenciamentos.
Perspectivas e Práticas Curatoriais na Contemporaneidade
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Desde a perspectiva da decolonialidade e tendo a arte contemporânea como problema, o curso propõe discutir aspectos da curadoria – seus agenciamentos, limites, impasses e potencialidades – na contemporaneidade.
Arte e Natureza: Procedimentos Contemporâneos
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Laboratório de experiências com a natureza como prática artística.
Estudos do Ciborgue e Práticas Artísticas
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: A virada ciborgue e os projetos artísticos de modificação do corpo. A refutação do copyright do corpo como posicionamento ético-político. Da montação às medidas tecno-médicas: questões ontológicas e as perspectivas anticoloniais.
Cerâmica Gravada
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: A cerâmica gravada: história, técnicas, aplicações e discussões acerca da cerâmica na arte contemporânea. A história da gravura aplicada em cerâmica, enfocando as características das técnicas. A cerâmica na arte contemporânea. Desenvolvimento de poética na cerâmica. Impressões e entalhes na cerâmica.
Artes Visuais Alternativas e de Contracultura
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: A disciplina se propõe a estudar de modo inter e transdisciplinar as produções artísticas visuais alternativas e de contracultura, independentes de influências ou do “mainstream”. O conceito de “Arte Bruta” de Dubuffet, a poética livre dos estilos oficiais e das tendências do mercado tem seu lugar na disciplina. Podem ser enfocadas as artes consideradas marginais: a arte da contracultura como a arte psicodélica e visionária, a arte produzida em estados não ordinários de consciência (seja de modo espontâneo ou induzido), a arte “outsider” como a arte produzida por pacientes psiquiátricos, naif, a produção underground, arte erótica, mística e esotérica.
Processos de Criação e Reprodução de Imagem
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudo de processos criativos de imagens gráficas na contemporaneidade. A invenção da tradição no campo da gravura e seus desdobramentos na arte contemporânea. Operações artísticas de reprodução de imagem envolvendo os conceitos de apropriação, edição, múltiplo, hibridismo e campo expandido. Espaços de experimentação durante o processo de criação, em consonância com os projetos artísticos pessoais.
Virada Educacional na Arte Contemporânea
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Exame da história e da prática do fenômeno da Virada Educacional [Educational Turn], tendência perceptível desde a segunda metade da década de 1990 no campo da arte contemporânea, no qual propostas pedagógicas são adotadas nas/como práticas curatoriais e artísticas. Resumidamente, a educação como forma de fazer arte. Temas centrais: conjunções e disjunções entre as artes visuais e a educação a partir das principais produções em artes visuais dos últimos 60 anos; dimensões políticas e culturais da Virada Educacional em exposições e instituições de arte; articulações entre uma concepção não representativa de arte e o mercado de arte.
Arte e Política no Brasil
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudos teóricos, históricos e estéticos sobre as articulações entre arte e política no Brasil.
Arte, Política e Sociedade
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudos sobre a potência de intervenção social das artes visuais, seja em termos de resistência política e estética, de proposição de uma arte decolonial, ou da construção de novas visibilidades a partir das questões de gênero, etnia e classe.
Historiografia da História da Arte
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudo do processo de institucionalização da história da arte. Conceituação teórica e historiográfica da história da arte. Identificação das principais vertentes historiográficas da história da arte.
Teoria das Artes Visuais
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Apresentação e análise dos fundamentos epistemológicos das artes visuais, com ênfase na expansão teórico-histórica do conceito de “obra de arte” no contexto da arte moderna e contemporânea.
Artes Visuais e outras Linguagens
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Investigação e análise de relações entre artes visuais e outras formas artísticas em seus aspectos estéticos, históricos e teóricos.
Hibridações e Intermidialidades na Arte Moderna e Contemporânea
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudo histórico e teórico de poéticas nas artes visuais modernas e contemporâneas caracterizadas pela presença de hibridações, referências e correspondências com relação a outras artes, procedimentos intermidiáticos ou transmidiáticos e/ou transgressão e questionamento das fronteiras das artes visuais com relação a outras modalidades expressivas.
Instituições e Exposições de Arte
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Análise dos processos de produção, circulação e recepção da arte moderna e contemporânea através da investigação das instituições artísticas, das políticas públicas e das exposições de arte, considerando suas práticas, valores e agentes.
Laboratório de Crítica de Arte
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Leitura e produção de textos de crítica de arte.
Teorias da Imagem
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudos teóricos sobre as dimensões semânticas, formais e sociais da imagem, bem como sobre as suas implicações políticas e estéticas na prática artística.
Arte e Gênero
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Estudo das relações entre os estudos de gênero e as artes visuais.
História e Historiografia da Cultura
Créditos: 3. Carga horária: 45 horas
Ementa: Cultura: conceitos e historicidade. Tensões entre cultura, civilização e natureza na historiografia e no pensamento social. Relações entre cultura e poder como objeto de investigação historiográfica. A história cultural e a nova história política: subjetividades e sensibilidades. Cultura escrita, cultura oral, cultura letrada, cultura popular, instituições, artistas e intelectuais que engendram sua produção, circulação, hegemonização e consumo.