Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias

Aprovada a primeira turma do Mestrado em Artes Visuais

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais homologou o resultado final dos alunos aprovados no Processo de Seleção. Confira os alunos da primeira turma do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná.

Inscrições abertas para o Mestrado em Artes Visuais

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Mestrado em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (PPGAV/UNESPAR), Campus Curitiba I. O Processo de Seleção irá até dia 24 de setembro de 2023. As informações estão disponíveis na aba “Seleção” do site do Programa. Aprovado pela CAPES em 2023 e sediado em Curitiba, o PPGAV oferece o primeiro Mestrado Acadêmico específico na área de Artes Visuais do Estado do Paraná. O Programa conta com duas Linhas de Pesquisa – “Processos Criativos Contemporâneos” e “Teoria, Crítica e História da Arte”.

CNPq lança edital de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ)

A chamada visa selecionar projetos para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr). Essas modalidades são destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. O objetivo das bolsas é incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade e promover a continuidade do trabalho de pesquisadores de alto nível no desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas e na formação de pesquisadores em diversos níveis. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor total estimado de R$ 291 milhões.

Ministério da Educação libera mais dois mestrados e três doutorados nas universidades estaduais

Para quem tem interesse em ingressar na pós-graduação, as novas possibilidades são para mestrado em Artes Visuais e Enfermagem e doutorado em Biologia Evolutiva, Ciências Fisiológicas e Engenharia Civil. Com a aprovação, as instituições têm prazo de até 12 meses para iniciar a seleção de alunos. O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou cinco novos cursos de mestrado e doutorado para as universidades estaduais do Paraná. Para quem tem interesse em ingressar na pós-graduação, as novas possibilidades são para mestrado em Artes Visuais e Enfermagem e doutorado em Biologia Evolutiva, Ciências Fisiológicas e Engenharia Civil. Com a aprovação, as instituições têm prazo de até 12 meses para iniciar a seleção de alunos.

Capes aprova dois novos cursos de Mestrado na Unespar

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta com dois novos programas de Mestrado em seu quadro de cursos de pós-graduação Stricto Sensu. Trata-se do Mestrado em Artes Visuais, do campus de Curitiba I/Embap e Mestrado em Enfermagem, do campus de Paranavaí, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena Fernandes, a abertura de dois novos cursos de mestrado “vai fortalecer ainda mais a pós-graduação e nós teremos uma cultura de pesquisa crescendo na Unespar”. Outro ponto importante destacado pelo pró-reitor, é que este será o 4° programa de mestrado na área das Artes, na Unespar, “o que tem a tornado referência nacional nesta área do conhecimento”, ressalta.

CAPES divulga resultados da APCN

A CAPES publicou nesta quarta-feira, 07, os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) – membros da comunidade científica eleitos pelos pares -, realizada de 22 a 26 de maio. A lista pode ser acessada no site da Fundação ou na página do colegiado. Pela Plataforma Sucupira, as instituições de ensino superior e pesquisa têm acesso às fichas de avaliação e podem enviar pedidos de reconsideração até o dia 06 de julho. Os resultados são referentes aos documentos apresentados de acordo com a portaria Nº 150, de 4 de agosto de 2022, e seguindo o calendário definido na Portaria Nº 209, de 18 de outubro de 2022.